Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam pharetra commodo

Diretamente de Cannes, os filmes DNA, Gagarine e Slalom fazem parte do festival que começa a partir do dia 19 de novembro.

Após ter marcado presença nos serviços de streaming, o Festival Varilux entra em cartaz nas salas de cinema de todo o país a partir de hoje, 19, com uma programação inédita e premiada de grandes filmes!

Dentre os 18 longas que compõem o Varilux estão três títulos do Festival de Cannes 2020 que serão distribuídos no Brasil pela Vitrine Filmes, conheça melhor cada um deles abaixo:

DNA’, com Fanny Ardant, Marine Vacth e Louis Garrel no elenco

Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige.

 “Um filme livre e efervescente, perfeitamente orquestrado, em que Maïwenn canaliza sua raiva, dando origem a um epílogo ao mesmo tempo apaziguador e desconcertante.”
Xavier Leherpeur, Le Nouvel Observateur


‘Gagarine’, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh

Youri, 16 anos, cresceu em Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.

“Uma mistura de géneros ousada e muito revigorante, que abre horizontes espaço-temporais totalmente inesperados e envia mensagens de resistência a quem percebe a alma do lugar e vê muito além das paredes”
Cineeuropa


‘Slalom’, de Charlène Favier

Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Porém, após acumular sucessos, rapidamente ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos por Fred.

“Slalom é uma história familiar de abuso sexual, mas contada com uma intensidade tão estimulante que atinge seu rosto como uma rajada de ar frio da montanha. Favier oscila entre a impotência e o controle com a mesma agilidade vertiginosa com que sua heroína adolescente atravessa os portões a cada corrida”.
IndieWire


Com uma edição atípica devido à pandemia, o evento acontecerá em 42 cidades do Brasil nas redes exibidoras que seguem protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias seguindo todos os protocolos de segurança. Segundo o festival, a programação vai acontecer apenas nos espaços que foram autorizados a reabrir.

Assim, o público terá a certeza de que poderá frequentar os cinemas com segurança e reencontrar a cinematografia francesa da qual estava com saudade. Clique aqui e confira a programação dos cinemas site do Festival.